sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Porrais e Castro Vicente

Restos do que terá sido a primitiva localização da aldeia dos Porrais (segundo o cicerone, Vilharquide).
Casa antiga na aldeia dos Porrais.
Pormenor de casa nos Porrais.

Parte da muralha do antigo castro de Castro Vicente?

Fonte de mergulho em Castro Vicente (séc. XVIII).

Pormenor da fonte.
Fotos: Antero Neto.
Aproveitei a "boleia" das minhas ex-formandas, e fui até às aldeias de Porrais e Castro Vicente. Estava com esperança de ainda encontrar ruínas bem conservadas do antigo castro. Mas foi uma desilusão. Apenas se vislumbram pequenos resquícios daquilo que poderá ter sido a muralha.
Quanto aos Porrais, e segundo o Jorge Vilharquide, visitámos as ruínas do que foi a primitiva aldeia. O Vilharquide falou-me de um forno que foi barbaramente destruído pelas máquinas.
Foi uma manhã agradável que deveria ter culminado com um repasto no Café Bastiana, do meu amigo Mário Correia. Infelizmente para mim, não pude estar presente nessa parte. Tive pena. É um dos meus restaurantes preferidos. Fica para uma próxima ocasião...