sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ainda "El Conquistador"

No domingo passado decorreu na localidade vizinha de Fermoselle, Espanha, um evento dedicado ao judaísmo. E, segundo me relatou o Pimenta de Castro, uma das oradoras convidadas, americana e auto-intitulada descendente de D. Luis Carvajal, terá afirmado que El Conquistador seria natural de Fermoselle.
Isto não me surpreende, pois há historiadores que falam numa verdadeira histeria em torno desta figura histórica lá pelas Américas (ao contrário de cá, eheheh...).
Mas, a questão da origem de D. Luis não oferece dúvidas. Ele próprio escreveu que era natural de Mogadouro (onde viveu até aos 8 anos de idade, e onde voltou, já adulto). E nenhum historiador coloca em causa esse facto. A tese de Fermoselle é verdadeiramente peregrina. Tal como a de Torre de Moncorvo, aventada pelo Prof. Adriano Vasco Rodrigues, em palestra proferida em Lisboa. Desconhecendo-se por completo onde terão bebido tais excentricidades.
Quanto à sua personalidade, a história já é outra. Mártir judeu? Aventureiro católico? Foi o nosso Fernão Mendes Pinto (Fernão, Mentes? Minto!)? Estes e outros aspectos serão por mim explorados em opúsculo a escrever brevemente.