quinta-feira, 2 de junho de 2016

Mogadouro em 1943

Graças à mão amiga do Nuno Trindade, chegou-me parte do anuário de 1943, respeitante ao concelho de Mogadouro. O documento faz a caracterização sócio-económica do concelho, com indicação de serviços administrativos e menção das diversas actividades económicas, onde cabem desde pensões, serviços de transporte de passageiros, comércio, agricultura, etc. Precioso!
Fiquei a saber que existia um tribunal de execuções fiscais, com juiz e escrivão. Que havia uma notável promiscuidade e acumulação de funções de algumas pessoas, como, por exemplo, o dr. Júlio Amarelo que era, simultaneamente, advogado, delegado e comandante da Legião Portuguesa, vogal da câmara municipal e conservador do registo predial. Ou o dr. Altino Pimentel que era, igualmente, advogado, conservador do registo civil  e presidente da câmara municipal!
O feriado municipal era a 18 de Junho e não a 15 de Outubro, como actualmente.
Como barbeiros, tínhamos Francisco Cavadas e Mário de Sousa. Havia 3 alfaiates. Quatro casas de pasto, de António Russo, Gregório do Nascimento, José Luiz Gouveia e José Pardal. Alugavam camionetas os senhores António Joaquim Rodrigues, Casimiro Martins e José Aníbal Machado. Exerciam a profissão de ferradores Francisco Roxo, Júlio Alfredo Rodrigues e Júlio Galego. Era regente da Filarmónica Recreativa Mogadourense, o sr. Alberto Freitas. Ramiro Lopes era depositário de gasolina. Etc, etc, etc...