quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A criação do posto da Guarda Fiscal do Casal do Vaso - Bruçó



Imponente e situado numa das mais belas paisagens nordestinas (que, recorde-se, serviu de pano de fundo às filmagens de parte do filme "Doutor Jivago", de David Lean), pertence actualmente a particulares que o adquiriram ao Estado. Mas, esse factor não impediu a sua constante degradação. Aqui fica um pouco da sua história:

"Portaria n.º 17534

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro das Finanças, tendo-se ouvido a Direcção-Geral das Alfândegas e o Comando-Geral da Guarda Fiscal, que seja criado um posto fiscal junto da barragem do Salto de Aldeadávila, localizado na margem direita do rio Douro, o qual se denominará «Posto do Casal do Vaso» e ficará fazendo parte da secção do Mogadouro da 5.ª companhia do batalhão n.º 3 da Guarda Fiscal, e que seja alterado, nesta conformidade, o mapa II, sob a rubrica «Alfândega do Porto», anexo à Reforma Aduaneira, publicada pelo Decreto-Lei n.º 31665, de 22 de Novembro de 1941.

Ministério das Finanças, 15 de Janeiro de 1960. - Pelo Ministro das Finanças, José Júlio Pizarro Beleza, Subsecretário de Estado do Orçamento."