sexta-feira, 31 de março de 2017

Árula dedicada a Júpiter Óptimo Máximo Salvador - Zava

Quando agricultavam um terreno no sítio do Mural, em Zava, os proprietários (professores Merência e Manuel Moreira) descobriram uma árula (de talco) dedicada a Júpiter Óptimo Máximo Salvador (2014). Esta espécie de lápide encontra-se depositada na Sala Museu de Arqueologia de Mogadouro e foi alvo de um estudo levado a cabo pelos arqueólogos Armando Redentor, António Pereira Dinis e Emanuel Campos. O arqueossítio em questão revela a indiscutível presença romana no local.
Segundo os autores referidos, a inscrição consta do seguinte: "I(ovi) O(ptimo) M(aximo) / CONSERVA/TORI ∙ ATILIVS ∙ / SILO ∙ AR(am) ∙ P(osuit)", ou seja, "A Júpiter Óptimo Máximo Salvador. Atílio Silão colocou o altar."
Refira-se ainda em relação a Zava a existência de vestígios de povoação castreja, bem como de explorações (sondagens) mineiras, na encosta da serra, virada para a povoação, de que já aqui falei.
Aqui há tempos, um amigo, natural de Zava, mencionou-me a descoberta daquilo que ele julgou tratar-se de um troço de calçada, que, pela descrição, seria romana, ou medieval. Infelizmente, o achado foi completamente destruído e as pedras aproveitadas para atuir um poço e, se bem me recordo, para completar a construção de um muro.