terça-feira, 9 de maio de 2017

Granja - apontamentos históricos

Se a memória não me falha, desloquei-me à aldeia da Granja duas vezes. Na altura, ainda não andava com máquinas fotográficas e ainda não tinha este blogue. Actualmente, Granja surge administrativamente enquadrada na freguesia de Saldanha, concelho de Mogadouro. Contudo, nem sempre foi assim. Granja de Gregos, como também foi conhecida (por ser próxima da outra anexa, Gregos), pertenceu à freguesia de Travanca (que agora também integra o concelho de Mogadouro), do extinto concelho de Algoso.


Vista aérea da Granja (1975). Fotos retiradas daqui.

Mas, vejamos um pouco da sua história. Em 1530, habitavam na Granja 22 moradores (o número diz respeito apenas aos chefes de família, pelo que o total de habitantes é desconhecido. Os estudiosos costumam multiplicar este dado por 4, mas, neste caso, talvez seja exagerado. Note-se, a título de curiosidade que Travanca tinha apenas 25 moradores).

Em 1758, Granja, que era lugar realengo (pertencia ao rei), tinha 15 fogos e 41 habitantes maiores de 13 anos de idade. Produzia essencialmente centeio, trigo, vinho, gado lanígero e linho, mas tudo em pequenas quantidades.

Em 1798, mantinha o número de habitantes (20 homens e 21 mulheres), embora as casas habitadas descessem para 12.

Por último, e quanto ao topónimo "Granja", este é de origem latina e refere-se a uma "empresa agrícola", no sentido de "pequena fazenda" ou exploração agrícola. Segundo o estudioso A. de Almeida Fernandes ("Revista de Guimarães", n.º 83, de 1973, pág. 7 e ss.) foi introduzido em território nacional pelos monges cistercienses a partir de 1140, embora Viterbo sugira que é anterior.