terça-feira, 16 de maio de 2017

O milagre de Nossa Senhora da Conceição

Como estamos em época de milagres e de canonizações, lembrei-me de repescar esta história de um milagre autenticado e ocorrido com Nossa Senhora da Conceição, na igreja do Convento de S. Francisco, em Mogadouro.
Reza a lenda que, em 1680, havia na vila de Mogadouro um clérigo muito devoto de Nossa Senhora e que mandou fazer a um escultor uma imagem para a colocar na referida igreja. Mas, uma vez iniciada a obra encomendada, o religioso não gostou da mesma e mandou-o parar com a empreitada.
O artista encostou a madeira e não lhe voltou a pegar. Até que um grupo de colegas do sacerdote, curioso com o desenrolar da história, visitou o escultor. E, tendo opinião contrária à do mandante, pediram ao homem para prosseguir com a escultura. O Marquês de Távora financiou os trabalhos. Uma vez concluída a imagem, com grande perfeição, foi a mesma colocada no altar lateral, da parte do Evangelho.
Em 8 de Dezembro de 1696, o povo da vila decidiu fazer uma grande festa à Senhora. E a população queria que a imagem surgisse com a custódia nas mãos. Contudo, tal não era possível devido ao facto de a imagem se apresentar com as mãos postas, tal como é habitual.
Então, para conseguirem os seus intentos, tentaram atar a custódia com fitas às mãos da Senhora. Porém, isso não foi necessário, pois a Senhora abriu as mãos e segurou a custódia com elas. Desde esse dia, ficou com as mãos abertas. O milagre foi legalmente autenticado "auctoritate ordinarii".