segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Quinta de Crestelos - escavações arqueológicas

A Quinta de Crestelos (Meirinhos) está a ser alvo de uma intervenção arqueológica que se enquadra no âmbito dos trabalhos levados a cabo na sequência da construção da barragem do Baixo Sabor - as chamadas "medidas de minimização de impactes sobre o património cultural". Esta quinta, segundo informação do meu guia, terá uma área total superior a 900 ha e estende o seu território por diversos concelhos limítrofes do de Mogadouro. Uma parte importante será submersa pelas águas do empreendimento hidroeléctrico em questão.
Os trabalhos arqueológicos mais extensos estão a ser desenvolvido na área adjacente aos edifícios sede da quinta, na base do monte que terá, supostamente, albergado um castro (daí o topónimo: crestelos). A área de intervenção é bastante larga e está a revelar aquilo que terá sido um significativo habitat romano. Devido à sua peculiar forma, algumas estruturas chamaram-me particularmente a atenção. Teria sido interessante auscultar a opinião dos técnicos que acompanham os trabalhos.
 Obras de trasladação do santuário do Santo Antão da Barca, que fica relativamente próximo da Quinta.






 Espécie de fosso, localizado sensivelmente a meio do monte onde terá existido o castro em questão.
Fotos: Antero Neto.
Fica aqui o meu agradecimento ao alcaide local, Luís Fernandes, pela disponibilidade demonstrada e pela pachorra para me acompanhar (já não é a primeira vez) nestas andanças, numa clara e edificante manifestação de apreço pelo património cultural da sua freguesia.